quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O pré-adolescente e seu grupo




"Durante a pré-adolescência, os meninos e meninas sentem-se ansiosos por se juntarem aos de sua própria idade, sexo e situação.
"Os grupos, nesta idade, freqüentemente são homogêneos; raramente os membros do sexo oposto são incluídos nos grupamentos mais compactos e de maior tonalidade emocional.
"O grupo de pares está em segundo lugar apenas para os pais na socialização da criança.
"Ao nível de nove ou dez anos de idade, a segregação dos meninos e meninas é quase completa. Os contatos sociais com os membros do outro sexo são marcados por desinteresse, falta de resposta, caçoada, aborrecimento e desprezo aparente, bem como por retraimento acanhado. A separação é pronunciada na parte final da pré-adolescência. A maioria dos pré-adolescentes encontra dificuldade em aceitar os membros do sexo oposto como companheiros lúdicos.
"Os meninos tendem a preferir atividades vigorosas e competitivas – esportes, andar de bicicleta, fazer caminhadas e trabalhar em mecânica. Os interesses das meninas, muitas vezes, centram-se em roupas, trabalhos manuais, apreciação de arte, trabalho caseiro e outras atividades sossegadas e sedentárias. Pular corda, danças, nadar e patinar são seus interesses mais ativos.
"É natural que uma criança se associe aos membros de seu próprio sexo porque, através desses relacionamentos, aprende a identificar-se com seu sexo e a ajustar-se a ele. Já que se espera que uma menina mostre qualidades femininas e se empenhe em atividades tipicamente femininas, os relacionamentos íntimos com as outras de sua idade ajudam-na a atender a estas exigências."
Justin Pikunas, em Desenvolvimento Humano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.